Dieta LOW CARB - quais seus benefícios para o corpo?

by - março 03, 2021

 


Entenda como funciona a mais famosa das dietas e veja como a low carb ajuda na perda de peso.

No mundo atual, uma das dietas mais famosas que se tem notícia é a famosa dieta low carb. Seja porque ela tem bons efeitos, seja porque é fácil de fazer por um período longo. No artigo de hoje, você vai entender como essa dieta funciona e quais são os benefícios para nosso corpo. Acompanhe conosco.

O que é a dieta low carb?

Indo direto ao assunto, a dieta low carb é uma dieta restritiva de alimentos, onde são evitados fast foods, comidas gordurosas e doces em geral, ou seja, comidas com carboidratos e alto valor energético. Via de regra, podemos dizer que os alimentos permitidos em uma Dieta Low Carb são “hipoinsulínicos”, ou seja, eles não estimulam a liberação de insulina, dessa forma, fazem com que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da queima da gordura, o que no longo prazo leva ao emagrecimento.

 

Por que essa dieta funciona?

 

Seus defensores afirmam que restringir a quantidade de carboidratos leva a uma perda de peso rápida e sem sofrimento. Segundo os adeptos e profissionais que recomendam a dieta low carb, ela tem uma série de benefícios. Entre os principais, podemos destacar:

       rapidez na perda de peso;

       auxilia no controle da glicemia;

       aumento significativo do HDL (colesterol bom);

       diminuição dos triglicerídeos;

       redução de alguns parâmetros que indicam risco cardiovascular.

Sim, existem pessoas que mal aguentam 30 dias de low carb, mas a maioria dos que fazem conseguem sim ótimos resultados.

Existem contra indicações?

Sim. pessoas diabéticas, hipoglicêmicas e com distúrbios alimentares não podem fazer a dieta sem a prescrição do médico.Ao remover ou reduzir drasticamente os carboidratos da dieta, muitas pessoas sentem dor de cabeça, náusea, entre outros sintomas que afetam diretamente a saúde.

Na realidade o correto é que qualquer pessoa que queira emagrecer, compareça ao médico, pois somente com os seus exames ele poderá verificar se seu corpo pode e deve fazer essa dieta.

 

Alimentos permitidos

Em linhas gerais, as regras básicas da alimentação Low Carb são:

-Eliminar o açúcar;

-Cortar os grãos, especialmente o trigo e seus derivados;

-Evitar raízes, como a batata, principalmente para os que precisam perder mais peso;

-Comer comida de verdade, ou seja, natural, sem aditivos químicos e não industrializada!

 

São bem vindos:

-        Carnes, principalmente de peixes

-        Ovos

-        Folhas, e leguminosas leves


Alimentos que devem ser evitados

Os mais conhecidos são:

Açúcar Refinado: refrigerantes, suco das frutas não permitidas, sorvete, doces, bolos e tudo aquilo que contém açúcar refinado ou glucose de milho;

Grãos com glúten: trigo, centeio e cevada;

Gordura Trans: alimentos com gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como a margarina, devem ser cortados;

Produtos light e “low-fat”: muitos produtos light possuem quantidades ainda maiores de carboidratos do que os “normais”, por isso evite;

Alimentos industrializados e processados: essa categoria também costuma ter muitos carboidratos, então fique bem longe de mcdonalds e afins, além das pizzas e coisas do tipo que podem atrapalhar bastante sua dieta.

Importante

Vale lembrar que, ao decidir fazer a dieta low carb, é necessário, sempre, o acompanhamento de um profissional – já que a prática de restringir alimentos ou horários de refeições pode oferecer riscos. Toda dieta só deve ser prescrita e recomendada pelo seu médico, que vai definir através de exames como estão suas taxas corporais e como você deve comer corretamente. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

 

Conclusão

 

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado dessas dicas e que consigam com sucesso fazer a dieta low carb com acompanhamento do profissional de saude

 

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

You May Also Like

0 comentários